Geral

04/09/2019 10:33

HOMENAGEM

Cerveja centenária é recriada para ser lançada durante a 37ª Schlachtfest

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Cássio e Ramon tiveram ideia durante edição mais recente da Stammtisch

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Durante meio século, de 1898 a 1950, a fábrica de cerveja Zschörper produziu e comercializou excelentes "geladas" para o público de São Bento do Sul e região. Não por acaso, tornou-se o nome de maior relevância neste segmento no passado, com uma ligação fortíssima com a história do município. Dentre seus rótulos, o primeiro de que se tem conhecimento é de uma bock, criada no início do século XX.

Recentemente, durante o Stammtisch, em meio à confraternização na Praça Getúlio Vargas, Ramon Dall-Agnol (da Cervejaria Patanegra) e Cássio Zschoerper (cervejeiro caseiro e tataraneto de Paul, fundador da extinta fábrica), tiveram uma ideia e tanto: fazer uma releitura da lendária bock, mais de 100 anos depois.

Apesar de não existir nenhum registro documental sobre a receita utilizada na época, a experiência de ambos culminou na recriação da cerveja, com 6,2% de graduação alcoólica e 25 IBU – sigla de International Bitterness Unit, que define os níveis de amargor da bebida. Basicamente, uma cerveja de sabor marcante, com coloração vermelha escura, com notas maltadas e carameladas, um tanto amarga, um tanto doce.

A novidade será apresentada quarta-feira (4), na própria Cervejaria Patanegra, que fica ao lado da Churrascaria Búfalo Branco, no bairro Colonial. Já o lançamento oficial será durante a 37ª Schlachtfest, que começa quinta-feira (5) e vai até domingo (8), na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Foram produzidos mil litros da bebida.

Confira mais informações sobre a novidade no jornal impresso desta quarta-feira (4).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.