Geral

09/10/2021 11:18

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Certificado de vacinação contra a Covid-19 pode ser obtido por aplicativo

MATHEUS MÜLLER/ JORNAL A GAZETA

Serviço está disponível no aplicativo Conecta SUS

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Quem já se vacinou contra a Covid-19, pode obter um certificado nacional de vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do aplicativo Conecte SUS. Nele, os cadastrados ainda conseguem consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

O documento serve como comprovação do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Para gerar o certificado nacional de vacinação virtual é preciso baixar gratuitamente o aplicativo na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: Conecte SUS. Depois de baixado, basta clicar em “Entrar com Gov.br” e digitar seu CPF. Se não possuir uma conta gov.br, o usuário será direcionado para criar uma. O sistema atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados.
Feito o login com o seu CPF e senha, é só clicar no tópico “Vacina” e em “Carteira de Vacinação Digital”. A plataforma dá também a opção de baixar uma versão em PDF do comprovante. O aplicativo registra todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19, e guarda dados de atendimentos, internações, medicamentos prescritos e exames realizados.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.