Geral

08/08/2019 09:08

POSSE DEFINITIVA

Cemitério da Dona Francisca agora pertence à Prefeitura de São Bento

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Terreno no bairro Dona Francisca tem sepulturas que datam do século XIX

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Há poucos dias, a Prefeitura conquistou a propriedade, de fato e de direito, de uma área de quase 27 mil metros quadrados no bairro Dona Francisca, a qual abriga um dos cemitérios mais antigos da região, com sepultamentos que datam do século XIX. Em 15 de julho, foi emitido o Registro Geral pelo Cartório de Imóveis da Comarca.

Em 2012, após um processo que tramitou durante anos, a Prefeitura conquistou na Justiça o usucapião do imóvel, que também abriga a Pré-Escola Municipal Professora Ladir dos Santos e a Creche Municipal Pastor Adolf Prinz. Até então, conforme o assessor jurídico Miguel Baptista, da Procuradoria Municipal, a Prefeitura tinha somente a "carta de compra" do terreno, emitida pela Sociedade Colonizadora de Hamburgo, representada pela Direção da Colônia Dona Francisca, em fevereiro de 1886 – há 133 anos, portanto.

A administração pública de São Bento do Sul é responsável pelos cemitérios localizados nos bairros e localidades: Schramm, Lençol, Cruzeiro, Ponte dos Vieiras, Fundão, Rio das Pacas/Rio Mandioca, Estrada dos Bugres, Rio Vermelho Povoado (que tem dois), Rio Vermelho Estação e, claro, Dona Francisca. Em Rio Natal também há um cemitério, mas, conforme Fabrícia, este é de responsabilidade da própria comunidade, que conta com apoio da Prefeitura para sua manutenção.

Confira mais informações sobre os cemitérios no jornal impresso desta quinta-feira (8).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022