Geral

19/06/2019 14:52

RELIGIÃO

Católicos vão para as ruas em mais um Corpus Christi nesta quinta

Divulgação

Últimos dias têm sido de muito trabalho para os fiéis da paróquia Nossa Senhora de Aparecida, em Oxford

Alexandre Carvalho - alexandre@gazetasbs.com.br

Região

A comunidade católica se reúne amanhã para celebrar o Corpus Christi, que tem o objetivo de exaltar o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nos últimos dias, milhares de fiéis da região estão participando dos preparativos do evento religioso, com a pintura de serragens e outros materiais para decorar os tapetes que vão enfeitar diversas ruas por onde os religiosos vão desfilar.

O Corpus Christi é o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão. Conforme explica o padre Mário Tito Angioletti, da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, de São Bento do Sul, o ato é uma manifestação pública com o objetivo dos fiéis demonstrem sua fé na eucaristia. “Corpus Christi significa o Corpo do Senhor. Nós católicos acreditamos na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia", explica.

Pela região
Em São Bento do Sul, as procissões serão concentradas em quatro comunidades: Centro, Oxford, Serra Alta e Rio Vermelho Estação. Já em Rio Negrinho haverá celebrações com procissões nas paróquias Cristo Rei (São Rafael), Nossa Senhora de Pádua (Centro), Nossa Senhora de Lourdes (Volta Grande) e também missa na comunidade de Serro Azul. Em Campo Alegre haverá missa com procissão na Paróquia Santíssima Trindade (Centro) e na Sagrado Coração de Jesus, em Bateias de Baixo. Já em Piên, a celebração ocorrerá somente no Santuário Nossa Senhora das Graças (Centro).


Programação
Em São Bento do Sul haverá missa seguida de procissão na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, no Centro, às 9h30. A procissão sai da igreja, segue pela Rua Jorge Lacerda, depois pela Felipe Schmidt e retorna pela Barão do Rio Branco. “Vamos parar em frente do hospital para fazer orações pelas pessoas doentes”, conta o padre. “Depois das celebrações vamos estar servindo um galeto nas imediações da igreja. Pois como a missa vai terminar tarde, os fiéis não vão ter tempo de ir para suas casas e preparar o almoço. Por isso, vamos estar realizando o 1º Galeto da Matriz, onde todas as famílias são convidadas", comenta Tito, frisando que os cartões podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria paroquial ou na hora.

Já em Oxford, a missa do Corpus Christi será realizada na Praça Leopoldo Rudnick, às 9 horas. Depois da celebração os fiéis partirão em procissão com destino à Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde será realizada a benção do Santíssimo, no pátio na igreja. Depois das celebrações, estará sendo servido nas imediações do templo religioso um boi ralado com salada e pão, que podem ser adquiridos antecipadamente ou na hora, por R$ 15.

Em Serra Alta, a procissão e missa do Corpus Christi serão à a tarde, com início às 15 horas, na Igreja São José. Após a missa, por volta das 16 horas, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas Otto Eduardo Lepper e Reinaldo Mallon, depois retornando para a igreja. “Como temos 12 comunidades em nossa Paróquia (São José), optamos em realizar a missa seguida de procissão de manhã na comunidade de Rio Vermelho Estação, e à tarde em Serra Alta", explica o padre Claudimir Alves Borges.
Em Rio Vermelho Estação, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a missa começará às 9 horas seguida da procissão.

Confira mais no jornal impresso desta quarta-feira (19).

 

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.