Geral

08/01/2018 11:01

VEÍCULOS

Carros terão que passar por inspeções periódicas a partir de 2019

Layra Olsen / Jornal A Gazeta

Inspeção veicular será obrigatória em todo território nacional

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Em dezembro o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou as regras do programa de Inspeção Técnica Veicular (ITV). Os órgãos estaduais terão até 2019 para implantar e colocar em prática o novo sistema, que tem como objetivo verificar as condições de segurança e diminuir as emissões de poluentes e ruídos dos veículos em circulação no país.

A regulamentação determina que uma inspeção seja realizada periodicamente pelo próprio Detran ou por empresas credenciadas. O não cumprimento irá gerar uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo. Ainda não é possível saber o valor que o cidadão precisará desembolsar.

No primeiro ano de operação da inspeção serão reprovados os veículos que apresentarem “defeito grave” no sistema de freios, pneus, rodas ou nos equipamentos obrigatórios ou que utilizarem equipamentos proibidos. Também serão levadas em conta as regras de controle de emissão de gases poluentes e ruído. A expectativa é de que no segundo ano as exigências aumentem. 

Veja mais detalhes sobre a nova resolução no jornal impresso desta segunda-feira (8).

Comentários

ladrões descarados, inspecionar as ruas, pra ver se podemos trafegar sem dano ao veículo ninguém quer né?
ELIEL TELLES 16/01/2018 08:02
 
O ideal que sejam feito testes e avaliações diferenciadas de acordo com ano de cada veículo, e mais custos para nossos bolsos.
Dim Saner Gruber 12/01/2018 15:34
 
Uma inspeção vamos lá. ...mas todo ano ...tão loucos Acha que nosso dinheiro tá fácil assim.não concordo Tem que haver uma ação coletiva contra este tipo de abuso aos cidadãos. Chehá de gasto com carro já custa muito ter veículo neste país dis absurdos.
Luiz Carlos Zambron 11/01/2018 14:14
 
Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022