Geral

20/10/2021 13:48

DIA DE FINADOS

Atenção aos prazos para limpeza dos túmulos em São Bento e região

LAYRA OLSEN / JORNAL A GAZETA

Limpeza básica nos cemitérios de São Bento pode ser feita até dia 1º de novembro

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

Região

Muitas pessoas aproveitam o mês de outubro para fazer a limpeza dos túmulos dos entes queridos. Mas, antes disso, é preciso ficar atento às regras estipuladas por cada administração municipal. Em São Bento do Sul, o uso de lavadoras de alta pressão para higienização é permitido até o dia 28. Já a limpeza básica, com balde, panos e escovas está liberada até 1º de novembro, na véspera da data celebrada pela igreja católica.

Em Rio Negrinho, o prazo para utilização de lava jato encerra um pouco antes, dia 26. A lavagem sem uso desse tipo de equipamento, por sua vez, pode ser feita até o Dia de Finados. A Prefeitura de Campo Alegre, logo, permite a limpeza dos jazigos até o dia 31 deste mês.

Cuidado com a dengue
Neste período também é importante ficar atento aos tipos de vasos e floreiras levados aos cemitérios para que não sejam futuros criadouros do mosquito Aedes aegypti. Uma lei municipal que passou a vigorar em 2014, em São Bento do Sul, exige recipientes com condições de escoamento de água e cabe a equipe do Programa de Controle da Dengue fazer a checagem.

Quem tiver dúvida, pode entrar em contato com o Centro de Vigilância à Saúde para receber as devidas orientações (3635-2228). Vale lembrar que pela legislação, a equipe pode até retirar os vasos irregulares. Antes disso, eles colam avisos indicando o problema. Se o reparo não é feito, aí sim o ornamento é extraído.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.