Geral

20/09/2019 10:37

TRÂNSITO

ASBCiclo alerta para direitos e deveres para pedalar com mais segurança

Layra Olsen / Jornal A Gazeta

Membros do grupo buscam conscientização de ciclistas, pedestres e motoristas

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

De janeiro a maio deste ano, ocorreram 84 acidentes com ciclistas em rodovias federais de Santa Catarina. Desse total, ao menos 77 pessoas ficaram feridas e sete morreram. Recentemente, um são-bentense também perdeu a vida no Acesso Oeste. Ele colidiu contra outra bicicleta no acostamento e acabou caindo sobre a pista. O caso reacendeu o alerta para a falta de infraestrutura e para a importância do uso de equipamentos básicos de segurança.

Integrantes da Associação São-bentense de Ciclistmo (ASBCiclo) garantem é possível pedalar com mais segurança. Para isso, no entanto, é essencial que a bike passe por manutenções regulares e que o ciclista, claro, faça uso de apetrechos básicos, como capacete, luvas e iluminação traseira e dianteira. “Existem vários modelos bem em conta. Algumas lojas fornecem esses equipamentos de brinde ao comprar a bicicleta”, afirma o presidente da entidade, Rodinei Basilio (Rudi). À noite é essencial o uso de roupas claras e, até mesmo, colete refletivo.

Além disso, há regras que precisam ser respeitadas pelos ciclistas. Quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, por exemplo, deve-se andar no mesmo sentido de circulação dos carros. Também não é permitido o uso de bicicleta nas calçadas. “Só temos um ponto na cidade que tem calçada compartilhada e fica no Centenário”, cita. Para o associado Eduardo Polita, o local mais perigoso para os ciclistas é a ciclofaixa que liga o bairro Oxford ao Centro.

Dicas
- Use sempre o capacete
- Trace rotas mais seguras
- Não divida a pista com veículos grandes
- Sinalize com as mãos
- Não ande entre os carros
- Cuidado com as portas de veículos estacionados
- Evite ao máximo passar pelas calçadas
- Cuidado com os cruzamentos

Veja mais informações sobre a entidade no jornal impresso desta sexta-feira (20).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.