Geral

Siga-nos nas redes sociais

12/02/2020 10:28

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Arquitetura teuto-brasileira destacada no segundo imóvel tombado em São Bento

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA

"Casa Thiemann" fica na Avenida Nereu Ramos

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Compah) tombou o segundo imóvel em São Bento do Sul. Trata-se de uma casa em enxaimel e alvenaria, com área aproximada de 167 metros quadrados construídos. O imóvel está localizado na Avenida Nereu Ramos, no Centro, esquina com a Rua João Hofmann, proximidades da Buddemeyer. Com o tombamento, a casa passa a integrar o Patrimônio Histórico e Cultural do Município, com inscrição no Livro do Tombo Histórico.

A diretora de Patrimônio Histórico da Fundação Cutural, Franciele Aparecida Pscheidt, explica que a "Casa Thiemann" é atualmente a única residência em estilo enxaimel na área central de São Bento do Sul. "Este exemplar traz consigo a origem dos primeiros imigrantes da cidade e da região, uma vez que a técnica construtiva do enxaimel foi trazida na memória dos imigrantes europeus como o modo de construir que eles conheciam, e aqui o reproduziram", esclarece.

Conforme a arquiteta, a forma como a edificação foi implantada no município já remete a uma das principais características desta técnica construtiva: estruturas autônomas que podem ser retiradas e remontadas em outro local. "O município de origem desta casa é Campo Alegre, de onde foi transportada até o terreno onde está hoje, e estima-se que esta remontagem foi realizada em 1920", comenta.

"O imóvel foi comprado por Friedrich Joseph Thiemann em 1980, e estima-se que a reforma e as ampliações da casa foram realizadas em meados de 1984. Estas ampliações incluem a garagem e o volume frontal anexos à casa. Atualmente o proprietário é Carl Heinz Thiemann, filho de Friedrich. Durante esse período, o imóvel foi utilizado como residência", completa a diretora.

Confira mais detalhes sobre o tombamento no jornal impresso desta quarta-feira (12).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.