Geral
17/10/2020 01:56
Estrada Dona Francisca
Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta
Imóvel foi construído há mais de 100 anos e integra os Roteiros Nacionais da Imigração
Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul
Depois de mais de uma década em obras, que iniciaram em 2008, com a implantação de escoras e tapumes, finalmente a restauração e a ampliação da Casa Eichendorf foram entregues pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta semana. Construído há mais de 100 anos, com duas técnicas construtivas – a estrutura enxaimel e a alvenaria autoportante –, o imóvel fica na Estrada Dona Francisca, lateral da Rodovia dos Móveis/SC-418, proximidades do trevo de acesso ao bairro Mato Preto.
o presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Márcio Brosowsky, explicou que ainda não há uma definição quanto à destinação, mas a ideia é, em parceria com o Departamento de Turismo, utilizá-lo para atividades que tenham relação direta com áreas como a própria cultura, o turismo, o artesanato, a produção colonial, etc. Para quem quiser conhecer, a Fundação Cultural vai atender a comunidade neste sábado e domingo (17 e 18), das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, no próprio casarão, com acesso gratuito.
A casa foi construída Gustav e Josefina Eichendorf. Sua estrutura enxaimel é constituída de peças de madeira falquejada de aproximadamente 16 x 16 centímetros, preenchida com tijolos cerâmicos maciços na parede externa de uma das fachadas e com taipa de mão em algumas paredes internas. Em outra fachada, destaca para a alvenaria autoportante. Já a varanda, o piso e sua estrutura são de madeira.
Saiba mais detalhes no jornal impresso deste fim de semana (17 e 18).
Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.
Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.