Geral

23/10/2020 15:39

RIO VERMELHO ESTAÇÃO

Antiga galeria com pedras encaixadas é encontrada no interior de São Bento

DIVULGAÇÃO

Inicialmente estrutura seria demolida, mas será preservada

São Bento do Sul

Os trabalhos de implantação de rede pluvial na Rua Emílio Engel, bairro Rio Vermelho Estação, proporcionaram uma curiosa surpresa aos profissionais da Secretaria de Obras, na semana passada. Logo nos primeiros metros da via, após o término do asfalto, uma escavação foi realizada com o intuito de conectar uma nova tubulação à antiga que canaliza um córrego, a cerca de 4 metros de profundidade.

Para a surpresa dos profissionais, após aberta a via eles encontraram uma galeria, que inicialmente aparentava ser de concreto, porém, após algumas análises, verificou-se que tratava-se de uma galeria construída apenas com pedras encaixadas. Ao longo dos anos, várias estruturas antigas já foram encontradas pelos bairros de São Bento do Sul, deste as famosas galerias tipo forno de pão, construídas com tijolos, até as estruturas construídas totalmente em madeira. Mas com pedras perfeitamente encaixadas como esta, foi a primeira vez.

Inicialmente o trabalho previa a demolição da antiga estrutura para substituição por novos tubos. Porém, após a registros fotográficos para avaliar o interior da galeria, que mede 60 x 80 centímetros na parte interna e mais de 10 metros de extensão, verificou-se que seu interior estava em perfeitas condições. Com isso, a estrutura foi preservada e somente uma conexão com tubos foi realizada. Após o achado, na sexta-feira a equipe trabalhou na conexão da tubulação com a galeria e prosseguiu com os trabalhos de implantação da rede pluvial pela Rua Emílio Engel, a qual terá um trecho pavimentado com asfalto.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.