Geral

17/05/2022 10:09

DEFESA CIVIL

Alerta para formação de tempestade subtropical em SC nesta terça-feira

ARQUIVO / JORNAL A GAZETA

Situação deve se intensificar a partir da tarde

Estadual

A formação de um ciclone subtropical na noite de segunda-feira (16), entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tem potencial para evoluir para uma tempestade subtropical no decorrer desta terça-feira (17). Até a noite de quarta-feira (18), o sistema pode se intensificar e ganhar características de tempestade tropical, com ventos sustentados de 75 km/h.

Em Santa Catarina, a previsão é que os ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na tarde de terça, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense. Entre a noite de terça e a manhã de quarta podem atingir rajadas de vento acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra e valores entre 60 e 90 km/h nos Planaltos e Litoral.

As informações da tempestade foram divulgadas em nota oficial da Marinha do Brasil, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Servicio Meteorológico Nacional (SNM-Argentina) e National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA-EUA).

Veja as recomendações da Defesa Civil:

  • Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
  • no local abrigado, não fique perto de janelas;
  • é importante acompanhar as atualizações diárias dos boletins de previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos pelo site da Defesa Civil e mídias sociais.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.