Geral

12/09/2020 13:00

SETEMBRO AMARELO

Além de dentes bonitos: Como a saúde bucal influencia na saúde emocional

Ane Celeski* - ane_celeski@hotmail.com

São Bento do Sul

Ter dentes bonitos e saudáveis faz bem não apenas para a saúde do corpo como também para a autoestima. Embora algumas pessoas não percebam, a saúde bucal pode influenciar em diferentes aspectos da vida. Isso inclui desde a vida profissional até a vida pessoal, nas relações interpessoais e afetivas.

No ambiente de trabalho, a saúde bucal tem tudo a ver com a qualidade de vida e, por consequência, com a produtividade da equipe. Funcionários saudáveis estão menos propensos a erros, acidentes, ausências. Além disso, são mais motivados, focados e produzem com muito mais qualidade, colaborando inclusive com a imagem corporativa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o completo bem-estar de uma pessoa não está ligado apenas a inexistência de alguma doença sistêmica. Outros fatores tem influência na satisfação pessoal e a saúde bucal está entre eles. Por isso, cada vez mais a Odontologia está aliada a outras áreas da medicina, psicologia e/ou terapia.

Falha nos dentes, tártaro, dentes fraturados ou trincados, mau hálito, imperfeições ou quaisquer outros problemas relacionados à boca podem trazem consequências negativas, entre elas a baixa autoestima. Quando o indivíduo não se sente bem ao falar com outras pessoas, tende a desenvolver problemas sociais.

A vontade de se sentir bonito e bem é inerente para pessoas de todas as faixas etárias e isso contribui com a qualidade de vida. Assim sendo, não é exagero dizer que os procedimentos odontológicos, sejam eles restauradores ou estéticos, podem realmente mudar a vida de alguém e os benefícios vão muito além do prazer ao olhar-se no espelho e ficar satisfeito.

Sorriso e autoestima são dois fatores que estão intimamente ligados. Por isso, é importante cuidar de seus dentes para garantir uma maior segurança e confiança no dia a dia. Um belo sorriso melhora muito a autoestima de uma pessoa, assim como a integridade e preservação da sua saúde. Então não deixe de visitar seu dentista regularmente e mantenha os cuidados com a escovação diariamente.


*O texto acima foi publicado na coluna Saúde Bucal, do jornal impresso do fim de semana (12 e 13), como parte da campanha "O que me faz feliz?". Ane Karoline Celeski (CRO SC 12902) é cirurgiã dentista, especialista em Periodontia, Prótese dentária e Odontopediatria e atende no Consultório Odontológico Celeski.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.