Geral

11/02/2019 10:27

APÓS 13 ANOS

Aeroporto de Rio Negrinho agora pode receber aviões com até 20 passageiros

Christian Hacke / Jornal A Gazeta

Homologação foi recuperada após esforços de membros do aeroclube

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br
Rio Negrinho

Após mais de uma década de espera, a pista do aeroporto de Rio Negrinho voltou a ser homologada no final do ano passado. Em novembro, membros do Aeroclube de Rio Negrinho conseguiram a liberação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para que isso acontecesse, foi necessária intervenções na estrutura, como pintura das cabeceiras da pista e consertos pontuais em cercas e etc.

Agora, a pista pode receber aviões de até médio porte, com máximo de 20 passageiros. Ao ser homologada, a pista recebe um código Icao, como se fosse uma placa de carro. "O código da nossa pista é o SILN. Com esse código o piloto pode traçar o plano de voo que vai encontrar a pista", comenta o presidente do aeroclube, João Fontana. Como a pista não dispõe de iluminação, as decolagens e aterrissagens só podem ser feitas durante o dia e com boas condições climáticas.

Com a legalização da pista, os membros do aeroclube acreditam que a cidade está novamente entrando no mapa da aviação brasileira. "Rio Negrinho se torna ponto de referência para a navegação. Serve também de apoio para as cidades da região", citou o presidente. Fontana ressalta que apenas aeronaves homologadas podem pousar ou decolar da pista rio-negrinhense. "Só aceita avião homologado também. Sem a documentação, não pode voar", falou. 

Primeiras aeronaves

De dezembro até janeiro a pista já recebeu diversos aviões de pequeno e médio porte, como o Arcanjo do Corpo de Bombeiros e Samu do Estado, que trazem pacientes para serem internados em cidades próximas. "Não somente o Arcanjo, mas já recebemos aviões particulares. Quem vem pousar sempre nos contata para saber da condição do tempo e da pista", ressaltou João.

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022