Destaque

Polícia conclui inquérito do estuprador rio-negrinhense

Além de dois estupros confirmados, Sidnei José Wanderwegen praticou outras duas tentativas de estupro, ambas em Rio Negrinho

Notícias Rápidas

  • 22/05/2015 19:37

    Alunos da Escola Básica Municipal Professora Ladir dos Santos realizaram um passeio na Trilha Ecológica Esperança, a convite do senhor Claudionor José Rohrbacher, presidente do Lions Clube de São Bento do Sul. O passeio, feito no início do mês, incluiu transporte, lanche, muda de árvore e folheto educativo. Os estudantes de 4º e 5º ano, acompanhados pela professora Adelaide Dolores Liebl, pelo diretor Leomar Brandl e pelo integrante do Lions Rafael Celeski, passaram uma manhã em meio à mata nativa, onde tiveram pequenas palestras sobre os componentes da flora e da fauna local. A experiência faz parte do projeto Econsciência, o qual é desenvolvido todos os anos com o objetivo de despertar e difundir a consciência ecológica.

  • 22/05/2015 18:04

    A Prefeitura de Rio Negrinho tentou arrumar a Rua José Zipperer Neto, no bairro Bela Vista. Os canteiros ficaram em ordem, mas a via ainda não recebeu os reparos solicitados pela população. "Em vez de trocarem os paralelepípedos soltos, colocaram uma camada de areia na rua", queixa-se um morador.

  • 22/05/2015 16:52

    A Associação de Diabéticos de São Bento do Sul realiza no dia 2, às 19 horas, seu encontro mensal na Câmara de Vereadores. A palestra ficará por conta da médica oftalmologista Ligia Hissa Haddad. Todos estão convidados.

  • 22/05/2015 15:26

    Leitor reclama do serviço feito na Rua Dorival Rubin Eichendorf, no bairro Dona Francisca, visto que foi deixado um monte de terra no fim da rua, após patrolamento. Segundo ele, foi solicitado ao patroleiro que retirasse o acumulado de terra, mas o pedido foi ignorado. Procurada por A Gazeta, a Prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que o diretor de Obras vai verificar a situação e, se for confirmado o problema, vai providenciar a solução.

  • 22/05/2015 13:49

    O médico-veterinário Jackson Baia Lopes deixou a Prefeitura de São Bento do Sul em abril e agora trabalha na Secretaria da Agricultura de Rio Negrinho. Ele agradece a oportunidade dada pelo Prefeito Fernando Tureck e espera realizar um bom trabalho na cidade vizinha.

  • 22/05/2015 12:07

    Um total de 7,5 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas em mais uma edição do programa São Bento Sempre Limpa, que ocorreu no sábado. Foram atendidas as comunidades de Fundão, Mato Preto e Dona Francisca. Nas três edições realizadas este ano, já foram retiradas de circulação 26,5 toneladas de materiais. Para o dia 13 de junho está programada a coleta nos bairros Cruzeiro, Oxford e Ponte dos Vieiras.

  • 22/05/2015 10:32

    Gilson Silmar da Silva reclama das ruas Edir Rosa e Edi Hulb, no bairro Schramm. Segundo ele, desde novembro melhorias são pedidas, e o conserto foi feito somente na semana passada. “Nem sequer o rolo passaram − e muito menos colocaram saibro. Fica a insatisfação da comunidade”, afirmou. A assessoria da Prefeitura informou que as ruas foram patroladas seguindo procedimento padrão e atendendo à solicitação dos moradores. “Ocorre que estamos em tempo de chuvas frequentes, o que acaba prejudicando a compactação”, diz a nota.

  • 22/05/2015 09:00

    Hoje é o último dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Os postos de saúde ficam abertos das 8 às 17 horas. A proteção dura um ano e imuniza contra três tipos mais comuns de vírus.

  • 21/05/2015 20:00

    Imagem de uma corrida de cavalos na Sociedade Hípica Cruzeiro do Sul, situada no entroncamento das ruas Alberto José Trouche e Luiz Peyerl, no bairro Pinheirinho, em Rio Negrinho. As informações e a foto foram cedidas pelo historiador Osmair Bail (blogdoosmairbail.blogspot.com.br).

  • 21/05/2015 18:40

    O mais novo buchicho envolvendo São Bento do Sul originou-se de uma gravação feita por uma câmera de segurança e divulgada na internet. O vídeo mostra uma onça atacando - e matando - um cachorro em um condomínio localizado em Manaus, Amazonas, segundo diferentes veículos de comunicação do norte do País. Porém, pelas bandas de cá (distante milhares de quilômetros), há distintos comentários "afirmando" que o caso ocorreu no interior são-bentense, na região de Rio Vermelho/Rio Natal.

  • 21/05/2015 17:14

    Como na maior parte das licitações de pavimentação em São Bento do Sul, a Paviplan foi a vencedora para asfaltar a Rua Papanduva, no bairro Cruzeiro. O investimento será de R$ 725,7 mil, e o início da pavimentação está condicionado à liberação da verba pelo governo Federal. A obra não terá custo para os moradores. Os recursos foram obtidos através de emenda parlamentar do deputado federal Mauro Mariani.

  • 21/05/2015 15:39

    De umas semanas para cá, São Bento do Sul passou a ser alvo de pichadores, que estão estragando a beleza da cidade. Na última semana, a coluna mostrou a depreciação em frente à Praça Getúlio Vargas, próximo à uma câmera de monitoramento. Agora, há mais duas imagens, uma delas na Rua Guilherme Scheidt (da escola Roberto Grant), onde a “arte” diz “vamos respeitar a mãe”. Irônico um pedido desta forma, já que um sujeito desse não respeita nem a si próprio, imagine então a cidade... Em outra, no início da Avenida Argolo, foi escrito “não precisa morrer para ver Deus”.

  • 21/05/2015 14:08

    Continuam as reclamações sobre a Rodovia dos Móveis. “A estrada está cheia de buracos. Eles acham que por estarem fazendo a obra os buracos não precisam mais ser tapados? Pagamos muito impostos para ainda ter que arcar com conserto do carro por incompetência dos outros”, esbravejou um leitor.

  • 21/05/2015 12:39

    O Procon de Rio Negrinho passa a atender no prédio em que funcionava o Iprerio, na Rua Willy Jung, Edifício Dona Julieta – Sala 14.

  • 21/05/2015 11:12

    A solicitação dos moradores da Rua Rosane Grossl, no Loteamento Alpestre, foi atendida. Depois de muitos pedidos, a Prefeitura limpou um terreno baldio que estava colaborando para a proliferação de insetos e roedores no local. Aliás, durante muito tempo o lugar chegou a se tornar também abrigo para uso de entorpecentes.

  • 21/05/2015 09:34

    Dia 31, o Jeep Clube de Rio Negrinho realiza a 1ª etapa do Rally de Casais 2015, com a largada do primeiro carro às 9h01 do Nosso Posto. A prova terá aproximadamente 3 horas de duração, com banheiro e lanchonete no neutro. A chegada será no Tênis Clube com um almoço de confraternização. A entrega das planilhas será no sábado, dia 30.

  • 20/05/2015 18:59

    1ª Macarronada dançante “Leão na Massa” é o próximo evento do Lions Clube de Rio Negrinho. Será no próximo sábado, dia 23, a partir das 20 horas na Asprine. O valor do convite é de apenas R$ 30.

  • 20/05/2015 17:26

    Moradores reclamam das condições da Rua Bertha Pscheidt, no bairro Serra Alta. “A rua foi arrumada semana passada. O pior é que quando você reclama eles falam que foi a chuva, e não o serviço mal feito”, reclama o morador Handry Ferrandin.

  • 20/05/2015 16:07

    Comunidade polonesa comemorou o encontro festivo domingo no Bandeirantes, organizado pela Sociedade Varsóvia. Além do almoço típico, o ponto alto da festa foi as apresentações folclóricas de vários grupos que cultivam a tradição e costumes da Polônia. O destaque foi o grupo curitibano Wisla, aplaudido de pé pelo público que lotou a Sociedade Bandeirantes.

  • 20/05/2015 14:43

    Moradora da rua Alberto Malschitzky, no bairro Progresso, relata que foi instalado uma lombada bem em frente à sua residência. Quando chove, toda a sujeira e água que escorre da rua fica concentrada na lombada, dificultando a saída do seu portão. "Já fiz uma reclamação na Prefeitura, eles vieram aqui e abriram uma valeta, mas nada mudou", reclama.

  • 20/05/2015 13:00

    Teve são-bentense campeão no futebol profissional neste fim de semana, e na Europa. O goleiro André Luis Salvador Jr (19 anos) e o meia-atacante Thiago Amaral (23 anos) venceram com antecipação a segunda divisão do Campeonato da Bósnia e Herzegovina. Eles foram para a Europa no início do ano, e já conquistaram o título. Os são-bentenses jogaram pelo NK sloga Ljubuški.

  • 20/05/2015 11:32

    Moradores da Rua Raimundo Roesler, no bairro Oxford, reclamam do estado em que se encontra a via. Segundo eles, as obras que culminariam na pavimentação do local iniciaram há três meses e não tiveram sequência. "Está um caos", critica um morador. Em março o jornal acompanhou e divulgou a situação da rua. Na época, a Secretaria de Obras comentou que estava ciente do problema na via, mas que logo o asfalto seria finalizado.

  • 20/05/2015 09:49

    O sistema de estacionamento rotativo de São Bento do Sul, que desde 2005 assegurava 5% das vagas para idosos a partir de 65 anos, agora tem o mesmo percentual reservado para idosos a partir dos 60 anos.

  • 19/05/2015 19:01

    Empresário reclama de buracos em frente à sua loja, na Avenida São Bento, onde, sempre que chove, acumula água por vários dias. Segundo a Prefeitura, está previsto um trabalho de tubulação no local para sanar o problema, mas ainda sem data definida.

  • 19/05/2015 17:28

    O CEIM Pingo de Gente, no bairro Centenário, realiza no dia 11 de julho uma festa julina, a partir das 14 horas. Além de brinquedos infláveis, pipoca e pinhão, haverá uma exposição de motos, em parceria do grupo Trovões da Serra.

  • 19/05/2015 15:56

    O prazo para atualização de dados cadastrais na Administração de Cemitérios da Prefeitura foi novamente prorrogado, agora até dezembro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para maior comodidade, é possível agendar o horário para atendimento, pelo telefone 3631-6146. Para isso, é preciso apresentar certidão de óbito e título de aforamento. Todos precisam fazer a atualização, mesmo quem não tenha documento algum.

  • 19/05/2015 14:17

    Morador da Estrada Rio Negro reclama de cachorros soltos na rua próxima à sua casa. Ele relata que todos os animais têm dono, mas vivem soltos fazendo muito barulho e revirando os lixos. “Já foi falado com a Vigilância, e nada foi feito”, diz.

  • 19/05/2015 12:32

    Crescem os boatos de que o Grupo Tuper, de São Bento do Sul, estaria sendo negociado com a Gerdau, gigante siderúrgica nacional. Contatada duas vezes por A Gazeta – por telefone e por e-mail –, a empresa são-bentense não emitiu qualquer posicionamento oficial sobre os rumores.

  • 19/05/2015 11:11

    A quadra da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificado João Roesler, em Serra Alta, foi oficialmente denominada Quadra Poliesportiva Dário Rosá. Ele ficou conhecido pela música, com a dupla Paulista e Rosá. Trabalhou por 35 anos na Fiação São Bento e foi um dos fundadores dos Bombeiros Voluntários da empresa. Gravou um LP em 1980 e, nos anos 90, um CD. Morreu em outubro de 2011, aos 71 anos.

  • 19/05/2015 09:47

    Os 57 vigias da Prefeitura receberam um kit com japona impermeável forrada, além de duas calças, três camisas e um par de botinas. O investimento totalizou R$ 26,6 mil.

  • 18/05/2015 19:21

    A Rua Otto Neumann teve as luminárias de 70 substituídas pelas de 150 watts. A adequação foi solicitada por conta das mudanças no trânsito efetuadas no local. Pedidos de implantação de luminárias ou troca de lâmpada devem ser solicitados na sede da Cosip, na Rua Jorge Zipperer, ou através dos telefones 3635-5091 e 3635-1751.

  • 18/05/2015 17:56

    Moradora do bairro 25 de Julho está indignada com a falta de educação de alguns motoristas. Segundo ela, todo dia aguarda o ônibus no ponto em frente ao posto de saúde, mas, algumas vezes, tem gente que deixa seu veículo estacionado exatamente em frente ao posto, fazendo com que os motoristas da Coletivos Rainha tenham que parar vários metros após o ponto.

  • 18/05/2015 16:21

    Em uma loja de eletro-eletrônicos de São Bento do Sul, o Procon encontrou a inscrição “Purgueiro” na nota de fiscal de compra, para entrega de uma compra em um loteamento local. “Como está escrito a caneta, não há comprovar se foi alguém da loja mesmo que escreveu”, comenta André. Segundo o coordenador do Procon, o estabelecimento comercial alegou que “Purgueiro” é um local do depósito da própria empresa.

  • 18/05/2015 14:48

    “Enquanto o período estiver chuvoso, não há o que fazer”, disse Osmar Telma, secretário de Obras, sobre as reclamações de lama em diversas ruas do município.

  • 18/05/2015 13:29

    Falando em Campo Alegre, a Academia Gaviões agora também está realizando aulas de artes marciais no município. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, das 20 às 21 horas, na Saca. Contatos pelo telefone 9989-3068, com o mestre Silvio Fernandes dos Santos.

  • 18/05/2015 12:04

    A 12ª edição do Festival de Inverno de Campo Alegre ocorre de 17 a 19 de julho, no Calçadão da Cascatinha. Na programação estão inclusas apresentações culturais, feira do livro, oficinas de arte, artesanato, gastronomia típica e shows.

  • 18/05/2015 10:47

    Água empossada em frente à loja Oscarzão, na Avenida São Bento. Segundo o secretário de Obras Osmar Telma, ainda não há data para as melhorias. “Está previsto um trabalho de tubulação no local para sanar o problema, mas ainda sem data definida, pois a equipe de tubulação está trabalhando nos bairros Serra Alta e Centenário”, justificou.

  • 18/05/2015 09:13

    “Gostaria de deixar um recado para a turma que gosta de fazer rali: a Estrada Alberto Torres está ótima para a modalidade”, enviou um leitor ao nosso WhatsApp. A rua em questão seria asfaltada, mas a empreiteira que perdeu a licitação entrou com um recurso. Assim, os trâmites estão suspensos até que haja uma decisão judicial.

  • 17/05/2015 19:48

    Por R$ 12.950, a Secretaria de Assistência Social de São Bento do Sul comprou 7 mil exemplares de revistas que abordam a violência sexual contra crianças e adolescentes. O material será utilizado durante a Campanha de Combate ao Abuso e Explora.

  • 17/05/2015 18:27

    Grupo de professores especializados na área ambiental do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Udesc são-bentense, pesquisará tecnologias para o aproveitamento do lixo reciclável de quatro municípios da região na geração de energia. A atividade integrará um acordo de cooperação técnica firmado na semana passada, entre a Udesc e o Consórcio Intermunicipal Quiriri. Os professores ajudarão também na atualização de dados sobre a quantidade e o tipo de lixo produzido por esses municípios. Uma das propostas surgidas durante as discussões sobre o aproveitamento dos resíduos pelos quatro municípios é a instalação de uma usina de lixo zero. A ideia de uma usina de lixo zero, é bom lembrar, já circulava pelos corredores da Prefeitura de São Bento do Sul há pelo menos quatro anos.

  • 17/05/2015 17:01

    A Univille Campus São Bento do Sul segue com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial de Inverno para o curso de Administração. O seletivo ocorre apenas com avaliação do histórico escolar do candidato e tem o custo de R$ 40. Interessados podem inscrever-se pelo site www.univille.br ou na secretaria da universidade.

  • 17/05/2015 15:32

    O asfalto entre o Correios e a Drogaria Catarinense ainda não foi recuperado porque o Samae segue trabalhando na rede de água. O recapeamento deve ocorrer até o final deste mês.

  • 17/05/2015 14:07

    Responsável pelas principais obras na região, a empresa Paviplan venceu licitação e irá pavimentar a Rua Cedro, no bairro 25 de Julho, nos próximos dias. Duas empresas se apresentaram para executar a obra, mas como uma delas foi inabilitada e desistiu de concorrer. A obra que terá investimentos de R$ 239.803,27. O início da pavimentação está condicionado à liberação da verba pelo Governo Federal, já que será executada com recursos obtidos através do deputado federal Pedro Uczai.

  • 17/05/2015 12:32

    O transtorno das obras da Rodovia dos Móveis acaba refletindo até mesmo nas vias laterais. A rua em frente à empresa moveleira Vierne e Vierne, ao lado da rodovia, foi prejudicada. Um leitor criticou a empreiteira responsável pela revitalização. “Obras da Paviplan ao mudar uma marginal e obstruir um bueiro. Olhem o resultado!”, enviou Jeyson Weiss. Recentemente, um morador das proximidades já havia reclamado da situação da via pelo nosso WhatsApp (9933-0800).

  • 17/05/2015 11:04

    Leitor entrou em contato com o jornal criticando a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Campo Alegre, por conta da abordagem com caminhoneiros. Imagens mostram os guardas medindo a traseira do caminhão, que foi apreendido pois estava rebaixado na frente e erguido atrás, o que é infração de trânsito. Nas redes sociais, os caminhoneiros ainda afirmam: “eles mandam baixar, mas daqui a duas semanas já erguemos de novo”. Se respeitassem as leis, não precisariam reclamar de abordagens. Os argumentos dos caminhoneiros é que tem coisas mais importante para os policiais fazer, como prender bandidos. Realmente... Mas uma coisa não justifica a outra.

  • 17/05/2015 09:32

    Continua aberto o período de inscrições para empresas interessadas em restaurar a estação ferroviária de Serra Alta. As propostas podem ser entregues até às 8h30 do dia 21, quinta-feira da semana que vem. O secretário de Administração de São Bento do Sul, Alcionei Silva, disse que, por enquanto, nem uma proposta foi apresentada. “Normalmente as empresas só entregam a proposta no dia”, explica. Cerca de R$ 550 mil devem ser investidos nas obras. Após a restauração, o prédio histórico será utilizado pela Fundação Cultural e pelo Departamento de Turismo de São Bento do Sul.

  • 16/05/2015 19:19

    Treinamento de venda e negociação Salesmind. Nova turma em São Bento iniciando em junho, sempre nas terças-feiras à noite. Reservas e informações: 9975-2662 ou treinamento@salesmind.com.br.

  • 16/05/2015 18:04

    Nem a câmera de videomonitoramento da Polícia Militar, localizada na esquina da Rua Barão do Rio Branco com a Travessa José Zipperer, inibiu o "artista" que anda pichando a área central de São Bento do Sul. O ato de vandalismo ocorreu em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico em 1998. Foto: Elvis Lozeiko.

  • 16/05/2015 16:28

    Disposição para atender às necessidades do cliente com agilidade e eficiência faz parte da rotina da equipe da Unimed Planalto Norte. Em reconhecimento ao serviço prestado aos clientes de intercâmbio, que são clientes de outras unidades da Unimed que buscam atendimento em São Bento do Sul, a Unimed Planalto Norte foi premiada. A certificação do Selo Prata foi entregue durante a convenção estadual, realizada em Florianópolis. A segunda edição do Programa Cliente + Intercâmbio visou identificar requisitos preestabelecidos em diversos itens. Através de pontuação são reveladas as cooperativas a serem premiadas. A certificação reconhece todo o trabalho realizado na mediação de procedimentos − recepção, pedidos de exames, agendamentos de consultas, cirurgias, entre outros.

  • 16/05/2015 15:04

    Elogiadas por alguns e criticadas por outros, as faixas elevadas estão na boca do povo, tanto que tem gente pedindo a instalação de uma na Rua Jorge Zipperer, em frente à unidade do Sesc. Nas proximidades até existe uma faixa de pedestre tradicional, mas, segundo relatos de usuários do Sesc, determinados motoristas não respeitam a mesma.




Siga-nos no Facebook

Edição impressa


Acesso restrito a assinantes do jornal. Para assinar, ligue (47) 3203-0022 ou entre encontato pelo e-mail assinaturas@gazetasbs.com.br


Alexandre Garcia
Debate sobre temas de interesse nacional e internacional
Luiz Carlos Prates
Críticas políticas e sociais do cotidiano das pessoas
Raul Sartori
Política de Santa Catarina
Veja todos os colunistas

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022